terça-feira, 25 de março de 2014

Como ter cães e gatos sem pulgas

Pulgas são excelentes saltadoras, podendo saltar aproximadamente 18 centímetros na vertical e 33 na horizontal, e muito resistentes, graças a presença de placas na superfície de seu corpo.

Se quisessem as pulgas poderiam ganhar a vida como atletas, pois algumas podem pular a distância equivalente a 100 vezes o tamanho do próprio corpo: se medem 3 mm, pode dar um salto de até 30 cm. Isso equivale a uma pessoa de 1,70m dar um pulo de 170 m. Cada andar de um prédio equivale a aproximadamente 3 m, então 57 andares.

Na ausência de alimento, podem ficar meses sem alimentar-se, permitindo sua sobrevivência. Muitas delas se alimentam de sangue de mamíferos e aves, graças a peças bucais adaptadas para perfurar e sugar.

As pulgas fêmeas põem ovos no hospedeiro 48 horas após a 1ª. refeição de sangue, cerca de 15 a 20 ovos por dia (aproximadamente 2.000 ao longo da vida) e esses são lançados fora do corpo do hospedeiro, em ninhos, covas, solo e até em carpetes e frestas de pisos. Deles em aproximadamente 12 dias, saem as larvas. As larvas se alimentam de dejetos, restos de pele e outros resíduos. Depois se transformam em pupas, que é a forma mais resistente.  Em condições propícias, temperatura, humidade e movimento, eclodem em pulgas, que é a forma adulta e procura um hospedeiro para alimentar-se.

As pulgas são parasitas externos e os animais podem pegar no ambiente ou de outros animais. Elas picam muitas vezes ao dia, o que causa muita coceira e algumas vezes alergia, feridas e queda de pelo.

 Curiosidades:
As pulgas não pulam no escuro;

As pulgas podem picar o homem, se não tiver nenhum cão ou gato por perto.

Os ovos de se desenvolvem no ambiente;

Os ovos das pulgas caem do corpo de um animal infestado, e são depositados nos locais ondem o animal circula, pavimentos, rodapés, frestas, gretas, tapetes, cestos, camas de dormir, cobertores, almofadas, sofás, bancos de automóveis, garagens, ...;

Os ovos em poucos dias passam a larvas, que se escondem em locais escuros;

Além da utilização de produtos antipulgas nos animais, é necessário cuidar do ambiente;

As larvas alimentam das fezes das pulgas, que é o sangue digerido;

O desenvolvimento das pulgas é mais rápido no calor. O seu ciclo pode durar 10 dias, enquanto no inverno 140 dias.

A pupa, a forma mais resistente da pulga, ajuda a manter infestações latentes, porque prolonga o seu ciclo;

Aspirador de pó não aspira pupa;

As pulgas vivem inteiramente em cima do cão ou gato;

A pulga é hospedeiro intermediário de um verme, Dipylidium caninum;

Dipylidium caninum é um verme intestinal, instalam-se no aparelho digestivo e trazem riscos para os animais e para o homem;

Os animais podem ingerir as pulgas pelo hábito de coçar;


O homem pode ingerir uma pulga acidentalmente, através do hábito de espreme-la entre as unhas;

2 comentários: